top of page

​

O Acompanhamento Terapêutico (AT) é uma estratégia de vanguarda na promoção da saúde e cidadania que busca interagir com o cotidiano de pessoas e sua relação com a cidade, através de mediações entre os espaços da casa, da família, das instituições. Para nós o AT é um modo de acompanhar o outro no descobrir e vivenciar novas experiências, na ampliação de possibilidades de vida.

​

O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento, isolamento social e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação.

 

O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em conjunto, por meio do qual a pessoa acompanhada pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma. Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc. Cada projeto terapêutico é elaborado por nossa equipe de maneira singular, a partir das demandas da pessoa acompanhada, da família e dos profissionais envolvidos. A duração e frequência se definem em função das demandas e especificidades de cada caso. O processo de andamento e evolução de cada caso é dialogado em encontros de supervisão.

 

São exemplos de casos em que há indicação para o trabalho do AT: pessoas com transtornos mentais, deficiência mental ou física, pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas, crianças e adolescentes com autismo e /ou dificuldades no processo de escolarização e idosos no enfrentamento de questões decorrentes do envelhecimento.

Sobre o Acompanhamento Terapêutico 

bottom of page